• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home

Voos rasantes sobre a Ilha do sol.

Nestes dois últimos finais de semana com feriados prolongados, o Condomínio Ilha do Sol sofreu com um ultra-leve fazendo manobras muito arriscadas sobre a ilha e por cima do estacionamento da ilha, só vindo a parar quando fizemos queixa na ANAC.

 

Vale notar que existem regras que a aviação civil e militar devem obedecer, ficando o piloto e o proprietário da aeronave, sujeitos às sansões da lei. Toda vez que uma aeronave sobrevoar a ilha, uma cidade, um povoados, lugares habitados ou sobre grupos de pessoas ao ar livre, este sobrevoo deve ter uma altura mínima de 300 metros (1000 pés) acima do mais alto obstáculo existente num raio de 600m em torno da aeronave; e sobre a água deve ser de 150 metros (500 pés), exceto quando em operação de pouso e decolagem.
Não foi o que aconteceu neste feriadão prolongado, vindo este piloto a colocar em risco todos na ilha, tal como aconteceu a tempos atrás quando um avião fazendo manobras não permitidas, caiu em nosso estacionamento, vindo o piloto a falecer em decorrência disto. 
Vamos ter que repetir a cena novamente para tomarmos providências quanto a isto, existe um atrativo muito grande na ilha nestes tempos, pois depois de tanta publicidade, todo mundo quer vir sobrevoar e pousar na Ilha. Já está na hora de regularmos isto. 
Para se denunciar uma aeronave, deve-se pegar o indicativo da mesmo, que no caso de aviões e ultra-leves, ficam em baixo da asa (exemplo PT-ACA), ligar para o telefone da ANAC é 043-33258159 ou o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , caso algum condômino observe alguma aeronave fazendo sobrevoo fora destes limites ou manobras arriscada sobre a ilha. É dever de todos comunicar este orgão que cuida da segurança de voo.

 

Para quem quiser conhecer mais sobre a legislação que rege a aviação civil e militar, pode abrir este    link para baixar a norma geral.